quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Chocolate - NUNCA!!!

Boa tarde
Derivado à quadra em que nos encontramos, hoje irei abordar um tema que pode ser fatal para os nossos amigos. NÃO DAR chocolate.

Nas épocas festivas em que o consumo de chocolate aumenta, pode ocorrer do animal consumir chocolate sem que você perceba. Pessoas que frequentam sua a casa pode servi-lo, ou mesmo pode acontecer dele “roubar” algum pedaço algures.
Não estou apenas a falar do chocolate em barra ou de bombons, mas de bolos, cupcakes, bebidas, doces… tudo que envolve chocolate é perigoso para cães e gatos!

O porquê…

O chocolate tem em sua composição uma substância chamada Teobromina (encontrada no cacau), que são rapidamente absorvidas após ingestão oral e são estimulantes poderosos do sistema nervoso central e do coração. A Teobromina provoca um intenso aumento no trabalho muscular cardíaco associado à uma grande estimulação do cérebro, ocasionando arritmias cardíacas graves em cães. Além disso, ainda contam com a presença de cafeína, que também faz mal aos animais.

Sintomas
Normalmente a intoxicação por chocolate costuma manifestar-se entre 6 a 12 horas após a ingestão e podem durar até 3 dias.
Os sintomas podem aparecer juntos ou isolados, por isso é bom vigiar o animal.
São eles:
- Aumento na ingestão de água;
- Urina em Excesso;
- Vômito;
- Diarreia;
- Falta de coordenação dos movimentos;
- Tremores musculares e convulsões; 
- Arritmias cardíacas, como a taquicardia (aumento da frequência cardíaca);
- Aumento da frequência respiratória;
- Pele e mucosas azuladas devido à baixa oxigenação sanguínea;
- Dilatação abdominal e inquietação;
- Hiperatividade;
- Hipertensão;
- Aumento da temperatura corporal;
- Coma;
- Morte;

Há ainda o fato de que, como o chocolate possui grande quantidade de gordura, o pâncreas também sofre importantes danos.
O tratamento é difícil, objetivando a estabilização das funções vitais do organismo de acordo com a sintomatologia que está ocorrendo.

Ele comeu e agora?
Na dúvida, encaminhe sempre seu animal doméstico ao médico-veterinário habitual, ou caso indisponibilidade ao mais próximo da sua residência e não tome nenhuma atitude além dessa.
Não é necessário ficar preocupado se o seu cão ou gato comer aquele pequeno bombom de chocolate encontrado no chão.

A toxidade da teobromina depende muito de vários fatores, principalmente de:
- O tipo de chocolate inserido – quanto mais puro pior, e sendo assim os mais amargos são mais prejudiciais do que os mais doces;
- A quantidade de chocolate ingerida;

- O porte do animal – quanto menor, mais suscetível
- A idade do animal – crias e idosos, em especial, tem mais predisposição aos problemas

Alternativa…
Existem chocolates especialmente desenvolvidos para animais. Eles têm aroma similar ao nosso, mas sua composição de massa é bastante diferente – não sendo, portanto, nocivos.


Fontes:
Imagem
Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3

Sem comentários:

Enviar um comentário